quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O termo é...


Awareness é o termo em inglês usado em marketing que mede a percepção do consumidor e identifica as marcas conhecidas por ele.

Conjunto de marcas citadas espontaneamente pelos consumidores, quando perguntados sobre quais marcas de uma determinada categoria de produto conseguem lembrar. Conhecimento espontâneo, normalmente associado a marcas ou anúncios.

Palavra usada para designar o estudo da percepção do consumidor relativa a produtos e, principalmente, marcas. Trata-se de um termo normalmente utilizado em psicologia. Para os psicólogos, awareness designa o conhecimento sobre o comportamento de um determinado grupo.

Alguns bons exemplos de marcas rapidamente lembradas pelos consumidores, quando questionados pela categoria de produtos são: Bombril (palha de aço), 51 (cachaça), Catupiry (requeijão cremoso), etc

O Top of Mind da Folha de S. Paulo mede justamente o awareness de uma determinada marca. Os ganhadores do ano de 2007 foram a OMO e a Coca-Cola.

Aguardamos o do ano de 2008 cuja campanha de veiculação está sendo realizada pela agência África.

Venha! Tenha um Insight você também!

Nenhum comentário: