Awareness é o termo em inglês usado em marketing que mede a percepção do consumidor e identifica as marcas conhecidas por ele.
Conjunto de marcas citadas espontaneamente pelos consumidores, quando perguntados sobre quais marcas de uma determinada categoria de produto conseguem lembrar. Conhecimento espontâneo, normalmente associado a marcas ou anúncios.
Palavra usada para designar o estudo da percepção do consumidor relativa a produtos e, principalmente, marcas. Trata-se de um termo normalmente utilizado em psicologia. Para os psicólogos, awareness designa o conhecimento sobre o comportamento de um determinado grupo.
Alguns bons exemplos de marcas rapidamente lembradas pelos consumidores, quando questionados pela categoria de produtos são: Bombril (palha de aço), 51 (cachaça), Catupiry (requeijão cremoso), etc
O Top of Mind da Folha de S. Paulo mede justamente o awareness de uma determinada marca. Os ganhadores do ano de 2007 foram a OMO e a Coca-Cola.
Aguardamos o do ano de 2008 cuja campanha de veiculação está sendo realizada pela agência África.
Venha! Tenha um Insight você também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário